terça-feira, 25 de janeiro de 2011

30 curiosidades sobre cachorros


01-O cachorro é talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano.

02-Estudos genéticos reafirmam que o lobo cinzento tem uma ancestralidade comum com o cão doméstico , e é estipulado que ele surgiu cerca de a mais de 100 000  anos a Asia

03-Uma grade variedade de raças caninas, as quais diferem em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças fora criadas ao longo dos séculos atravez da domesticaçao.

04-No Brasil as designações vira lata é dada para os cães sem raça definida ou mestiços descendentes.

05-O cão tem uma uma expectativa de vida que varia entre dez a vinte anos.

06-Ele aceita seu dono como "chefe de matilha" e possui muitas características que o tornam de grande utilidade para o homem.

07-Possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, relativamente dócil e leal, inteligente e com boa capacidade de aprendizagem é por isso ele pode ser adestrado para executar um grande número de tarefas úteis.

08-Ele também é vitima de doenças como o ser humano como o resfriado, a depressão e o mal de Alzheimer, e também as  características do envelhecimento, como problemas de visão e audição, artrite e mudanças de humor.

09-Não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão , e isso deu a ele o titulo de "o melhor amigo do amigo".

10-Quando comparado fisicamente a seu ancestral, o cão possui mínimas diferenças no desing genético. A estrutura óssea, os tipos de músculo, nervos e dentições, por exemplo, são idênticos. Até mesmo a pelagem é similar, já que ambos possuem uma dupla camada de pelos.

11-Em geral, um cão possui um total de 42 dentes, divididos em 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares e 10 molares.

12-Sua pele, outra característica comum nestes animais, representa a maior parte de seu sistema imunológico.

13-Certas áreas deste animal mostram-se sob formas diferentes, pois têm propósitos específicos como por exemplo as unhas  são para a durabilidade, as orelhas para sinalização social e as glândulas da derme para demarcação pelo cheiro.

14-Os cães pertencem à família dos canídeos, da qual fazem parte também as raposas e os lobos. Esta família de predadores possui sentidos apurados para a captura de presas e para proteção da matilha. Apesar da domesticação e do cruzamento seletivo, o que tornaram o cão menos dependente de seus sentidos, estes ainda são considerados habilidades sensoriais incríveis.

15-O olfato do cão é considerado seu  principal sentido canino, superior a de todos os outros animais.

16-Os cães possuem trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano , é isso lhe permite um adestrado/policial, por exemplo, localizar drogas, minas terrestres e pessoas sob escombros. É devido a suas dobras convolutas que qualquer cheiro, por mais sutil que seja, pode ser capturado.

17-Um sentido bastante desenvolvido deste animal é a audição, que, diferente do ser humano, ouve sons de alta frequência e baixo volume.Por meio de suas orelhas direcionáveis, característica esta comum aos mamíferos, são capazes de localizar com precisão a direção e a origem do som em seis centésimos de segundo.

18-Eles são capazes de ouvir a uma distância quatro vezes superior a do ser humano , essas características concedem-lhe úteis habilidades, como a capacidade de discernir com facilidade as palavras pronunciadas por seu dono, ainda que o tom da voz e os gestos não sejam desconsiderados.

19-A visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido a posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça.

20-As cores vermelho, verde, rosa e laranja não são distinguidas pelos cães, que as vêem em branco ou em preto.

21-Os cães são mais sensíveis a luz e ao movimento, captando, com maior facilidade, algo movendo-se no escuro.

22-O tato é o paladar são os sentido considerado pouco desenvolvido, o tato é fundamental na relação afetiva com outros animais.

23-Em relação com o homem, o paladar dos cães possui quase nove vezes a menos o número de papilas gustativas. Por isso, o sabor que os cães sentem está diretamente ligado ao odor. É também por esta razão que podem consumir diariamente o mesmo alimento.

24-A forma de comunicação mais conhecida dos cães é o latido, apesar de chorarem, rosnarem, uivarem, cheirarem e utilizarem de sua linguagem corporal para se fazerem entender tanto para os caninos quanto para os seres humanos.

25-Os cães também sentem medo, ansiedade, interesse, alegria e outras emoções.

26-O latido deste animal , em geral, significa um pedido de atenção quando carentes, entediados, excitados ou sozinhos, e ate mesmo um alerta de perigo. Entre homem e animal, além do latido, outra forma de comunicação é o choro.

27-A saúde de um cachorros inclui uma boa alimentação, exercícios, um ambiente equilibrado e o acompanhamento veterinário.

28-Faz parte do imaginário humano a premissa de que o cão e o gato são inimigos naturais.Frases do tipo "parecem cão e gato" reforçam a ideia de que os dois não se toleram. É sabido que estes mamíferos, apesar de domesticados e sob o apreço do homem, possuem hábitos totalmente diferentes, o que não é sinônimo de inimizade.

29-Da mitologia ocidental à oriental, o cão figura como fera e como divindade. Uma das mais famosas imagens ocidentais é a de Cérbero.

30-A cadela amamenta seus filhotes por um mínimo de 45 dias.

5 comentários:

Scully disse...

Aumamos as informações! Viu cão também é cãotura!!!
Beijoca
Scully

Karen disse...

Oi Ana!!

Cheguei no seu blog, nem sei bem como, mas já adorei!

Li sobre o Toquinho e confesso, penso IGUALZINHO a você! Morro um pouquinho cada vez que vejo um bichinho "jogado" nas ruas...

E outra, que trem mais foto é o Toquinho hein, rs olho claro e tudo mais, rs. Ja arrumou um lar para ele? Tomara que sim!

Parabéns por ser assim!

Estou te seguindo!

Anônimo disse...

Buenos dias,amigos,no jogue los perros na rua,eles são nossos melhores amigos!Eu tieno 2 perros:Mufasa e Simba.El Mufasa éles muitio dócil,e Simba...nos voles nem chalar dele se no fica muitio grandes el comentário,mas,éles uno perro muitio fofios e gostoso

Unknown disse...

Oi também amo cachorros e amei seu blog, muito legal.
Parabens!!
PS: Seus cachorros são muito fofos!!

Anônimo disse...

شركة عوازل
عوازل